O CEIEA (Colégio Estadual Idelzito Eloy de Abreu), ocupa uma área de 6.670 m2, com 4.314 m2 de área construída, possui prédio próprio, sua construção é específica para o fim que se destina, está localizado em área de fácil acesso e oferece condições satisfatórias de salubridade, ventilação, circulação, iluminação, instalação elétrica e instalação hidráulica.
O Setor Administrativo é formado por 1 Diretoria, 1 Vice – Diretoria, 1 Secretaria, 1 Sala de Coordenação, 1 Sala de Professores, 1 Sala de Informática, Depósitos, 2 Cozinhas, 21 Sanitários, sendo 4 para professores e 17 para Alunos e 1 Biblioteca.
A Biblioteca do Colégio é pequena, possuindo estantes de blocos e metal e mesas de fórmica, onde os alunos realizam seus trabalhos. Os livros, em sua maioria são doações de alunos, ex–alunos e da comunidade, no entanto, a Secretaria de Educação, através do projeto Pró Leitura, também contribuiu com títulos, o que aumentou consideravelmente o acervo que ainda pequeno, mas que vai ser melhorado, a partir de ações do PDE.
Não possuindo um auditório, as reuniões de turno e as assembléias, em geral, são realizadas no pátio interno central, onde há um mural destinado a avisos, pensamentos e questões para reflexão. Toda a área interna é revestida em ardósia, as salas de aula em azulejo bege.
Nos horários de intervalo a Sala de Professores é o local onde estão todos os docentes da escola, a vice–diretora e, quase sempre, a Diretora. Essa é a hora em que, diariamente nos três turnos de funcionamento do Colégio, há discussões, comentários, pequenas e rápidas reuniões para deliberação de assuntos urgentes, de posicionamento do turno diante de algum fato ou situação, para encaminhar formas de atuação diante de necessidades emergentes, para passar avisos e outros. O clima na sala é cordial, às vezes alegre, às vezes indicando a insatisfação pelos rumos do país e da educação.
O sistema de fornecimento de água potável é feito por meio de 5 bebedouros. A merenda escolar é diversificada, preparada no próprio Colégio e, segundo alunos e professores, de excelente qualidade, uma vez que o cardápio é previamente discutido em reuniões entre representantes destes e a Direção. Fazem parte do cardápio: maçã, melancia, iogurte, sucos diversos, biscoito doce e salgado, macarronada, sopa, feijoada e mingaus de milho, arroz e tapioca. O colégio não possui cantina.
A área externa é totalmente murada oferecendo relativa segurança. O prédio é composto por dois pavilhões (A e B), com oito salas de aula cada um, num total de dezesseis salas, que são numeradas de 1 a 16, possuindo 30 m2 cada e abrigando, em média 40 alunos por sala. Em torno do colégio há cerca de 1.300 m2 livres, onde deverão ser construídos: 1 auditório, 1 Quadra Poliesportiva coberta e 06 Salas de Aula para atender à demanda crescente de matrículas.
Existe na área externa do colégio uma praça construída pelos alunos em 2006 durante o Projeto “Cuidando da Escola e Preservando o que é nosso”, que é utilizada como área de lazer, além da quadra de esportes que também é utilizada como ponto de encontro dos alunos quando estão no intervalo.