Na comunidade onde o CEIEA está inserido os pais trabalham em empregos diversos para conseguir manter seus filhos alimentados, vestidos e freqüentando a escola e alegam não ter tempo para acompanhá-los na escola devido a grande carga de trabalho que têm.
Mesmo o município sendo considerado turístico, em seu aspecto econômico o destaque é para a agricultura e também para o comércio, que emprega grande parte da população.
Considerando o comercio local, é importante destacar, que apesar de variadas atividades o comércio não oferece livrarias, apenas papelarias. Caso alguém da comunidade tenha interesse em adquirir livros, precisa deslocar-se a outras cidades, fazer pedido através da internet ou ainda aguardar a visita de vendedores de livros que, esporadicamente passam pelo município vendendo livros, revistas periódicas, literatura infanto-juvenil entre outros.
A principal atração turística do município são as belezas naturais – belas paisagens, lindíssimas cachoeiras e cascatas e praias deslumbrantes. De um modo geral o município não apresenta muitas opções de cultura e lazer, tanto para crianças, jovens ou adultos e idosos.
O bairro Norberto Odebrecht, onde a escola está situada, foi construído sobre um aterramento de manguezais e a grande maioria dos alunos reside em casas simples, que não possui rede de esgoto, a coleta de lixo é ineficiente, mas que conta com água encanada e energia elétrica.
Não existe no município uma rede de transporte coletivo e os deslocamentos são feito em táxis ou moto táxi. A segurança, como no restante do país, tem sérios problemas, mas a polícia civil e militar consegue manter a ordem durante a maior parte do tempo. A saúde é atendida através de Postos Comunitários distribuídos nos bairros e um hospital municipal que não consegue atender com eficiência a população que tem que se deslocar para os municípios de Valença, Itabuna ou Salvador para um atendimento mais efetivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário